Mafra e Torres Vedras no “Top 20” dos Municípios ECOXXI 2024
A cerimónia de entrega do Galardão Bandeira Verde ECOXXI 2024 ocorreu ontem à tarde, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais. Dos 62 municípios, maioritariamente das regiões norte e centro, que submeteram a sua candidatura, 61 foram galardoados.
O galardão é entregue aos municípios que obtiveram um índice ECOXXI igual ou superior a 50% na Candidatura à Bandeira Verde ECOXXI e constitui-se como um reconhecimento das políticas e práticas adotadas nos últimos anos, em particular em 2023.
Mafra e Torres Vedras voltam a estar entre os municípios galardoados integrando o grupo dos “TOP 20” com os municípios de Pombal, Oeiras, Águeda, Braga, Lousã, Leiria, Sintra, Santo Tirso, Nazaré, Estarreja, Cascais, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Cantanhede, Torres Novas, Lagos, Maia e Albergaria-a-Velha.
Os municípios de Mafra e Torres Vedras alcançaram o Índice ≥ 80% e < 90% (o segundo melhor), sendo que Torres Vedras ficou na 3.ª posição e Mafra na 16.ª deste índice.
A nível nacional apenas dois municípios, Pombal e Oeiras. superaram os 90%.
Mafra
O Município de Mafra somou pontos nos seguintes indicadores:
- Programas Escolares da FEE: 2 pontos
- Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação Urbana: 6,1 pontos
- Conservação da Natureza: Biodiversidade e Geodiversidade: 4,7 pontos + 1,4 bónus
- Qualidade do Ar e Informação Pública: 2,5 pontos
- Produção e Recolha Seletiva e Valorização de Resíduos Urbanos: 7 pontos
- Turismo Sustentável: 4,8 pontos + 1 bónus
Torres Vedras
O Município de Torres Vedras somou pontos nos seguintes indicadores:
- Promoção da Educação Ambiental/EDS por iniciativa do Município: 9,6 pontos + 1 bónus
- Cidadania, Governança e Participação: 4,6 pontos + 0,5 bónus
- Certificação de Sistemas de Gestão: 2 pontos
- Conservação da Natureza: Biodiversidade e Geodiversidade: 4,6 pontos + 1 bónus
- Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal: 5,7 pontos + 1 bónus
- Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural: 2,3 pontos
Ambos os Municípios ficaram de fora do Top dos indicadores: Sustentabilidade nas Zonas Balneares, Transparência, Digitalização e Conectividade, Emprego, Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável, Alterações Climáticas, Saúde e Bem-Estar, Gestão e Conservação da Floresta, Qualidade do Ambiente Sonoro, Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores e Mobilidade Sustentável.
O que são as candidaturas ECOXXI?
Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, informação que será depois avaliada por um grupo de peritos.
O resultado da candidatura resulta num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade. A Bandeira Verde ECOXXI é atribuída a todos os municípios cujo índice global seja igual ou superior a 50% (o índice é avaliado através de 21 indicadores e 75 subindicadores).
[Imagens: ABAAE/ Montagem de capa: Jornal de Mafra]